Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 03: O perigo das obras da carne
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: O perigo das obras da carne.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore
Frutífera”.
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
Árvore Frutífera
Objetivo:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Material:
01 cópia do texto “Plantando
Boas Sementes” para cada aluno.
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Procedimento:
– Leiam o texto “Plantando
Boas Sementes”.
Texto
de Reflexão: Plantando Boas Sementes
Como principiante no jardim, logo
aprendi que um terreno não cultivado era impróprio para a plantação de sementes
e para o crescimento. Mas quando plantei boas sementes numa terra bem
preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as sementes
certas e a bênção de Deus são essenciais para a produção de frutos, não somente
num jardim, mas também na vida cristã.
O profeta de Deus, Oseias, pregou
este princípio ao povo de Israel. Eles haviam semeado sementes de maldade e
confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de confiar em Deus. Então eles
comeram os frutos amargos de mentiras, especialmente a mentira de que a sua
própria de que sua segurança e sucesso vinham da sua própria força militar(Oseias
10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem
a Deus – deixaram o terreno endurecido dos
seus corações e “buscar ao Senhor”.
Se eles semeassem justiça, iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria
chover bênçãos sobre eles.
Está
o solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua Palavra, em vez de ser
receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira de viver em vez de
confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero arrependimento,
semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer espiritualmente. Acima de
tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio para que sua vida seja
frutífera. JonieYoder
Fonte do texto: Nosso
Pão Diário.
– Em seguida, distribuam a
metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Orientem para que eles
desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do
lado direito).
– Agora, solicitem que eles
façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno
deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé
está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte
quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever
qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como
este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá
desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore
espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
– Depois, falem: Temos
plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus?
Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou
Deus.
– Para finalizar, leiam:
João 15. 5 “Eu sou a
videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto,
porque sem mim nada podeis fazer”.
Mateus 12.33b “… pelo fruto
se conhece uma árvore”.
Salmo 1. 1 a 3
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se
detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois
será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na
estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Monitoria
na EBD
Monitoria
é uma atividade de ensino e aprendizagem de caráter cooperativo entre
professores e alunos, que estimula a iniciação docente, que geralmente acontece
em cursos de graduação, porém se faz presente também no Ensino Médio e nos últimos
anos do Fundamental de forma mais escassa. Entretanto, sua prática também é
possível na Escola Bíblica Dominical.
O
monitor é aquele aluno, que sob a orientação e supervisão de um professor, tem
a possibilidade de vivenciar atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo,
executando atribuições auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência
de formação em curso.
Jesus
escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem
sobre os valores do Reino e enfrentassem situações diversas, para que pudessem
pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os
que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os
mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e
expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O
apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um
cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e com experiência para
o trabalho. “E espero no Senhor Jesus
que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e
que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos,
nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre
treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a
orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização
de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
E na
Escola Bíblica Dominical, quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo
do princípio de que há necessidade de novos professores para o ensino cristão,
a monitoria pode ser uma forma de iniciação à docência, proporcionando
familiaridade do monitor com planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo,
escolha de métodos e execução de outras atividades correlatas ao processo de
ensino e aprendizagem de forma conjunta com o professor.
Para
o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária
ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores
tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa
para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição,
que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que tenham
espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser
monitores e certamente bons professores.
Abrir
este espaço no contexto de EBD, para a monitoria, traz benefícios para a
descoberta de professores, tendo em vista esta atividade possibilitar a
apropriação de habilidades didáticas, formando um futuro professor com
experiência nas atividades colaborativas de aprendizagem, capacitando-se para o
ensino cristão na Escola Dominical. A Palavra de Deus adverte: “Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm 2.15).
Outro
ponto importante, para a existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar
alguém de surpresa quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe
desconforto, preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por
falta de preparo de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a
superintendência tem maior possibilidade de escolha dos docentes com
experiência no ensino.
As atividades
do aluno monitor devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas
pedagógicas da EBD. O monitor não será um substituto do docente, pois suas
ações devem ser executadas na presença do professor. Quando o docente precisar
faltar a EBD, deve manter contato com outro professor para que ministre a aula,
não deixando a aula a cargo do monitor.
Mas,
vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
-
Expor uma parte da lição.
-
Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
-
Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo,
execução de dinâmicas etc.
Após
a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor
sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os
negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim
repetição de falhas.
O
tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa,
pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da
maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja
orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos,
seminários de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas,
textos de conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de
informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto,
a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a
formação em serviço a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso,
nesta atividade, a receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além
de que devem estar disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a
contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e ser estimulado a exercer
suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que
tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário