Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 05: Paz de Deus: Antídoto contra as
Inimizades
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Paz de Deus: Antídoto contra
as Inimizades.
- Iniciem o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Paz nos
relacionamentos”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, leiam o texto “Para
se ter um bom relacionamento...”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
Paz nos relacionamentos
Objetivos:
Refletir sobre a paz nos
relacionamentos
Promover momento de
descontração
Material:
- Texto “O Garotinho chamado
amor”, ver no procedimento.
- Cartaz com o seguinte conteúdo:
AMOR - UM ABRAÇO
PAZ - APERTO DE MÃO
SORRISO - GARGALHADA
GARRA - TROCA DE LUGAR
BEM VINDOS - PALMAS
- 01 rolo de fita adesiva
- 01 cartolina ou mais se
necessário
- 01 coleção de lápis
hidrocor
- 01 pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Coloquem o cartaz em local
bem visível.
- Falem: nós vamos ler um
texto e (apontem para o cartaz) vocês deverão realizar os seguintes gestos
correspondentes quando estas palavras forem lidas.
- Vamos fazer um ensaio?
Então, leiam a palavra e os
alunos seguem a orientação ao lado do vocábulo.
Repitam pelo menos duas
vezes.
- Depois, leiam o texto “O garotinho chamado Amor”:
Era
uma vez um garotinho chamado AMOR.
O
AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo
dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi
justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando
ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO
nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos
amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um
de nós e para isso basta dar um SORRISO.
E
nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou
bem forte:
-
AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O
AMOR respondeu com muita GARRA:
-
Sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber? Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e
sejam BEM-VINDOS!
Autoria do texto desconhecida.
- Depois, perguntem:
Onde o garotinho chamado
AMOR encontrou a PAZ?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão apontar que a paz estava no interior dos colegas,
demonstrada através do sorriso.
- Em seguida, falem que isto
significa que cada um é responsável em promover a paz no ambiente no qual está,
demonstrando bons relacionamentos com atitudes promotoras de paz, quando se tem
a paz que somente Deus pode dar.
- Agora, peçam para que cada
aluno faça o contorno de uma de suas mãos numa cartolina e escrevam nela uma
atitude para promover a paz com os colegas de escola, da igreja, da rua e na
família. Depois, coloquem este cartaz num lugar visível, com o título da lição,
nome da turma e dos professores e a data.
- Para concluir, leiam
“Segui a paz com todos...” Hb 12.14a.
Autoria desconhecida da
dinâmica original
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Para
se ter um bom relacionamento...
- Coloque-se no lugar do
outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
- A gentileza é fundamental
para manter um bom convívio com as pessoas.
- É possível discutir sem
maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
- Confie e seja digno de
confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e honesto, tem que ser
confiável e honesto.
- Cultive o respeito mútuo
por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
- Não se envergonhe de pedir
ajuda, sempre que for necessário.
- Não se envergonhe de pedir
desculpas, sempre que for necessário.
- Não maltrate sem se deixe
maltratar.
- Sorria, sempre! Para fazer
cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o
sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do que a cara feia.
- Contribua com 100% para
construir um ótimo relacionamento!
Autoria do texto
desconhecida.
Texto
Pedagógico
Os
Pilares da Educação
São quatro os pilares da educação,
de acordo com o relatório que contém o eixo condutor para a educação do século
XXI, organizado por diversos pesquisadores de várias partes do mundo, no final
do século passado.
Conforme
conclusão dos especialistas, os alunos, para que ajam de forma eficaz, precisam
ter competências para o desenvolvimento do ser humano, tais como: “Aprender a
Conhecer”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Conviver” e “Aprender a Ser”,
convergindo para a educação integral.
De
acordo com o dicionário, a palavra “pilar” tem o significado de coluna que
sustenta uma construção. O conhecimento a ser ensinado para os alunos está em
construção e deverão ser aprendidos mediante os pilares já mencionados.
Vejamos
como estas aprendizagens “Aprender a Conhecer”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a
Conviver” e “Aprender a Ser” podem ser observadas e praticadas na Educação
Cristã e principalmente na Escola Bíblica Dominical. Antes, porém, é necessário
que se entenda o que significa cada aprendizagem. Os pilares são apresentados
separados para melhor compreensão do leitor, mas eles devem acontecer de forma
conjunta.
Aprender
a Conhecer se refere às competências para a compreensão daquilo que está sendo
ensinado não de forma passiva, mas com participação do aluno para que a
informação se transforme em conhecimento, não apenas vendo o que o professor
está realizando, mas como ser ativo do seu próprio conhecimento. Pode-se também
afirmar que “Aprender a Conhecer” é também “Aprender a Aprender”.
O
conteúdo a ser ministrado na EBD deve ser de forma que não seja unilateral,
isto é, somente o professor fala sem a participação dos alunos. O docente deve
proporcionar espaço para o aluno ao ser instigado, busque o conhecimento,
através de situações diversas que possibilitem a apropriação do conhecimento. A
Palavra de Deus recomenda: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso
Senhor e Salvador, Jesus Cristo”(II Pe 3.18).
Aprender
a Fazer se refere à aprendizagem para as atividades do cotidiano da sala de
aula para que o aluno entenda e descubra o conhecimento através das práticas
realizadas durante o processo de ensino.
Na
educação Cristã, o conteúdo a ser ensinado deve ser forma que saia do campo
teórico e o aluno possa transformar este conhecimento em prática cristã. O
professor precisa contextualizar o que está ensinando com a vida cristã do seu
aluno, para que diariamente ponha em prática os ensinamentos bíblicos. O
apóstolo Paulo recomenda: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes,
e vistes em mim, isso fazei”(Filipenses 4:9).
Aprender
a Conviver se refere a ter oportunidade para se relacionar com seus pares, com
os diferentes, evitar conflitos, respeitar as opiniões divergentes,
relacionar-se de forma adequada com as pessoas, através de regras básicas de
convivência.
A
Escola Dominical é um espaço educativo no qual a convivência e a comunhão devem
acontecer a contento. A convivência pode e deve se realizar dentro e fora da
EBD. Os relacionamentos precisam ser alargados e ao mesmo tempo estreitados e solidificados
com a socialização entre os professores, alunos e demais componentes. O
apóstolo Tiago orienta: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu
bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”(3:13).
Aprender
a Ser se refere ao desenvolvimento da responsabilidade pessoal, ética, moral,
reflexão crítica, iniciativa, autonomia, criatividade, valorização do outro.
Na
Escola Dominical, estes pontos elencados acima podem ser trabalhados nas
atividades propostas na aula, para tanto o professor deve proporcionar
situações que podem favorecer o “aprender a ser”, tomando atitudes relevantes
diante das experiências da sala de aula. A Bíblia adverte: “Nada façais por
contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros
superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas
cada qual também para o que é dos outros”(Filipenses 2. 3,4).
Poucos
são os professores da Escola Bíblica Dominical que têm consciência da
importância desses pilares para formação integral dos alunos. Observa-se que estes pilares estão sumidos ou
quase desaparecidos de muitas classes de EBD. A Bíblia indaga: “Se forem
destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”(Salmo 11:3). O que os
professores, coordenação pedagógica, diretores de EBD podem fazer diante da
ausência desses pilares no ensino?
É
necessário ter consciência de que os pilares são importantes para a construção
do conhecimento na Educação Cristã, pois a Palavra de Deus ao ser ensinada
transformará a vida do aluno, quando ele entende e torna-se prático para ele.
Outro ponto a ser mencionado é a mudança de mentalidade por parte dos
professores no sentido de entender e agir para que a aprendizagem se concretize
através da busca pelo conhecimento, com atitudes reflexivas diante das
situações propostas, com respeito ao outro na convivência e na diversidade,
formando o ser integral.
Sendo
assim, as mudanças ocorrerão, pois trabalhar dentro desta perspectiva implica
em entender que ensinar vai além do transmitir informações e do acúmulo de
conhecimento, dissociado da vida do aluno.
Para que isto ocorra de forma exitosa é importante a escolha de
metodologias que desencadeiem experiências de aprendizagem de conhecer, de
fazer, de conviver e de ser.
Por Sulamita Macedo.
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