Juvenis –
Currículo do Ano 3: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 05: Obadias
– a Soberana Vontade de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de
profeta Obadias, o quarto de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Obadias
– a Soberana Vontade de Deus”.
- Depois, apresentem a estrutura do livro do
profeta Obadias e sua mensagem.
- Falem sobre a lei da semeadura no livro de
Obadias e depois leiam o texto de reflexão “O
Eco e a Vida”.
Procurem primeiro conhecer o que os alunos já
conhecem sobre isto. Escutem atentamente a fala de cada um e, a partir das
ideias expostas, formulem conjuntamente um conceito, corrigindo ou
acrescentando outras informações.
Vocês podem ainda utilizar alguns ditados
populares, para ajudar os alunos no entendimento do tema, tais como:
“Quem semeia vento, colhe tempestade”.
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “Sementes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Sementes
Objetivo: Refletir sobre o princípio da semeadura e da
colheita.
Material:
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para
cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso
também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da
colheita.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado?
O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo
cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com as sementes e
solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as
no copo.
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre
as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas
para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que
vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco
também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam com
facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto com as sementes que
estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas
para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário