Juvenis –
Currículo do Ano 3: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 04: Amós
– Política e Justiça Social no Mundo Bíblico
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Amós, o terceiro de uma
série de 12 livros. A lição tem como título “Amós – Política
e Justiça Social no Mundo Bíblico”
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
-
Em seguida, escrevam no quadro ou cartolina a expressão INJUSTIÇA SOCIAL.
-
Perguntem: Quais as causas das injustiças sociais? As causas de hoje são as
mesmas da época do Profeta Amós?
Aguardem
as respostas.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Objetivo:
Refletir sobre as desigualdades sociais.
Material:
01
rolo de fita crepe ou durex colorido
01
caixa de chocolate
Procedimento:
-
Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem
para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
-
Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de
direitos e oportunidades para todos.
Peçam
para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro
dele).
-
Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
-
Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza
não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso
para os demais.
Mas,
é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso,
permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para
os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
-
Agora, perguntem para os dois grupos:
Como
se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora,
reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e,
a grande maioria que sofre injustiça social.
-
Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema
tratado no livro do profeta Amós. Então, vamos começar a analisar o que
denuncia este profeta.
-
Agora, deem prosseguimento ao estudo da lição, observando as orientações
descritas na orientação pedagógica, pois há outras sugestões.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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