Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 06: Paciência: Evitando as Dissensões
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Paciência: Evitando as
Dissensões.
-
Iniciem
o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Perdendo
a cabeça”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, leiam o texto “A Loja de
Deus”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
Perdendo a Cabeça
Objetivo:
Refletir sobre o exercício da mansidão e paciência.
Material: 01
bexiga para cada aluno, 01 palito de dentes.
Procedimento:
- Em seguida, mostrem uma
bexiga cheia de ar e falem sobre a falta de paciência, mansidão que muitas
pessoas apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a
bexiga com um palito).
- Depois, orientem para que
cada pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida
e à medida que falarem eles devem encher a bexiga.
- Depois que todos falarem,
perguntem: O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a
importância da mansidão, da paciência diante de situações que podem provocar
irritação.
- Peçam para que os alunos
deem um nó na bexiga e escrevam sobre ela a palavra mansidão, paciência.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
A
Loja de Deus
Um
dia, um homem entrou numa loja e, estupefato, viu um anjo atrás do balcão.
Maravilhado com aquela visão, perguntou:
-
Anjo, o que vendes?
O
anjo respondeu:
- Todos os dons de Deus.
O
homem voltou a perguntar:
- E custam caro?
E a
resposta do anjo foi:
-
Não. É de graça... é só escolher.
O
homem, todo feliz, olhou para toda a loja e viu jarras de vidro de fé, pacotes
de sabedoria, caixas de felicidade... Não estava acreditando que poderia
adquirir tudo aquilo.
-
Por favor, embrulhe para mim, muito amor de Deus, bastante felicidade,
abundante perdão d'Ele, amor ao próximo, paciência, tolerância...
O
anjo anotou o pedido e foi separar os produtos. Ao retornar, entregou-lhe
vários pacotinhos, que cabiam na palma da mão do homem. Espantado, ele indagou:
-
Como pode você me dar apenas esses pacotinhos?! Eu quero levar uma grande
quantidade dos dons de Deus.
O
anjo respondeu:
-
Querido amigo, na loja de Deus nós não vendemos frutos. Apenas sementes.
Autoria do texto
desconhecida.
Texto
Pedagógico
Escolhendo
os professores para a Escola Bíblica Dominical
Geralmente,
os professores da Escola Bíblica Dominical(EBD) são escolhidos por se
destacarem na igreja quanto ao exemplo na conduta cristã e no conhecimento
bíblico.
Estes
dois critérios citados acima são muito importantes, mas outros itens precisam
ser analisados para a escolha de professores para a EBD. O conjunto de todos
eles, ao serem observados pela superintendência ou diretoria, revela cuidado e
atenção para uma boa escolha dos docentes para exercitar o ensino da Palavra de
Deus na maior escola bíblica do mundo.
Os
critérios que devem ser observados são necessários para os que serão escolhidos
e também para aqueles que já estão na atividade docente na educação cristã, a
saber:
-
Ter convicção de sua salvação: O professor deve ter certeza de sua salvação
através de Jesus, apresentando evidências de uma nova criatura, com uma vida
cristã ativa e frutífera, conforme João 15.5: “Eu sou a videira, vós as varas;
quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”.
-
Ser crente fiel: A fidelidade a Deus e a Sua palavra deve ser de extremo
cuidado no cotidiano do professor e também quando está ensinando. O cuidado com
a interpretação bíblica deve ser um fator a ser considerado, pois ensinar o
conteúdo sem desvios é algo que deve ser buscado com afinco, para não emitir
erros doutrinários.
-
Ter chamado para o ensino: O professor deve ser chamado para o ensino. Ensinar
não é uma tarefa fácil de realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das
dificuldades que podem levá-lo a desanimar, ele vai prosseguir. “E ele mesmo
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a
obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”(Efésios 4:11,12).
-
Ser dedicado: Um dos fatores importantíssimos para a atividade docente na EBD é
a dedicação quanto ao estudo das lições e ao atendimento aos alunos nas suas
dúvidas e perguntas, como também no relacionamento interpessoal. A Palavra de Deus nos adverte: “...se é
ensinar, haja dedicação ao ensino”(Romanos 12:7).
-
Gostar de aprender: O professor deve estar em constante busca de informação
para melhorar seu aprendizado. Ele deve ser estudioso da Palavra de Deus, da
lição bíblica, buscando fontes diferentes para aprimorar o conhecimento que vai
trabalhar com os alunos na classe. Dessa forma, vai se sentir confiante para
ensinar e ter capacidade de argumentação
diante de alguma pergunta.
-
Estar preparado: A preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a
nível espiritual, teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e
comunhão, conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com
metodologia diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem
faltar na vida daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino. A
Bíblia orienta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo
2:15).
-
Ser Sociável: O professor da EBD deve ser comunicativo, pois como poderá
ensinar se ele ficar fechado em si mesmo, sem conversar com seus alunos e
interagir com os demais colegas? O professor deve ter habilidade para escutar o
aluno nos seus questionamentos, tirando suas dúvidas e nunca desprezar o que o
aluno fala. A sociabilidade é um fator que deve ser observado, pois há
professores que não se comunicam com seus alunos, consideram que estão a frente
de uma sala apenas para ensinar sem ter qualquer vínculo com eles.
-
Ter criatividade: O professor da EBD precisa ser criativo para poder ensinar de
forma que os alunos aprendam mesmo diante da estrutura na qual as Escolas
Dominicais se realizam. Daí, a importância da iniciativa por parte do professor
para buscar alternativas que possibilitem melhoria do processo de ensino e
aprendizagem, utilizando métodos e recursos didáticos variados para que haja
melhor retenção do que está ensinado.
O
professor não nasce pronto, isto é, ele se faz, se refaz, se inventa e
reinventa no caminho que está trilhando. Ao ser chamado para o ensino na EBD,
ele precisa ser orientado como pode proceder diante da classe, da escolha da
metodologia que vai utilizar nas aulas e da importância do domínio dos
conteúdos.
Afirmo
isto para que os critérios adotados para a convocação do novo professor não
tenham apenas o foco na qualidade espiritual, mas que ele seja formado no
aspecto pedagógico e no aspecto integrador, mostrando-lhe a importância deles
no exercício da atividade docente. Para que assim ocorra, a igreja deve
investir na capacitação dos mestres, oportunizando momentos de orientação para
que haja melhor condução do ensino na Escola Bíblica Dominical.
Por Sulamita Macedo.
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