Juvenis –
Currículo do Ano 3: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 03: Joel, o anúncio do “Pentecostes”
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Joel, o segundo de uma
série de 12 livros que estamos estudando neste trimestre. A lição tem como
título “Joel, o anúncio do “Pentecostes”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma
objetiva, sem suprir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos
mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não
percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais
e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
- Apresentem a divisão e a mensagem do livro:
Parte I: Praga de Gafanhotos – 1.1 a 2. 27
Parte II: Eventos dos fins dos tempos – 2.28 a 3.21
- Falem sobre o contexto histórico:
Profetizou em Judá – Reino do Sul, em 835 a.C.
Não há menção de nenhum rei no livro, mas
depreende-se que, pela data, Joiada era o regente da época.
-
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Quando vocês falarem sobre o derramamento do
Espírito Santo, utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
Aproveitando o relato da praga no livro de Joel, se
desejarem leiam o texto “O Gafanhoto e o Príncipe” e em seguida façam alguns
questionamentos, tais como:
"Os gafanhotos" podem representar o que para
o reino de Deus?
Que atitudes temos tomado, como integrantes do
reino, para banir “os gafanhotos”?
Temos utilizado as “armas” corretas?
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Pentecostes
Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da
expressão oral em várias línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por
exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem
conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved
the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo,
que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se
pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die
Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn
glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant
aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que
chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie
éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que
aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos
2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos representar a expressão
audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para
os alunos.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo
tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem
uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que
lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das
palavras.
Por Sulamita Macedo
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