Jovens: A Igreja de Jesus Cristo - Sua Origem,
Doutrina, Ordenanças, Missão e Destino Eterno
Lição 06: O sustento da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O sustento da Igreja.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Negociador”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Negociador
Objetivo:
Refletir sobre o perigo de querer barganhar com Deus.
Material:
Recursos humanos(alunos).
Procedimento:
-
Dividam a turma em duplas. Os componentes de cada dupla deverão ficar um de
frente para o outro.
-
Falem: Um dos alunos deverá levantar as mãos e fechá-las. O outro deverá
utilizar-se de alguma forma, de sua escolha, para o colega abrir as mãos.
Estipulem um tempo para este fim, no máximo 2 minutos.
-
Observem o que está acontecendo neste momento.
-
Depois perguntem: Alguém conseguiu fazer com que o colega abrisse as mãos? De
que forma? O colega abriu as mãos? Como foi a negociação? A barganha?
Há
normalmente, uma variedade de respostas: alguns tentam abrir à força a mão do
colega, outros oferecem objetos, dinheiro, cartão de crédito, outros, porém,
apenas falam para o colega: abra suas mãos!
-
Após os relatos, perguntem: Como podemos relacionar esta atividade com o tema
da lição?
Espera-se
que os alunos falem que muitos exigem que Deus abra suas mãos para
beneficiá-los, como se Deus fosse apenas um mero fantoche que pudesse ser
manipulado, pronto a atender a desejos próprios, tirando vantagem da situação.
Não
podemos querer barganhar com Deus. Ele é soberano. As bênçãos são resultados da
misericórdia de Deus em nossas vidas.
-
Para concluir, leiam: I Pe 5. 6 e 7.
Por
Sulamita Macedo.
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