Lição
12: O Movimento Pentecostal no Brasil
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O movimento pentecostal no Brasil.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Rua Azusa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rua Azusa
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de avivamento atual.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno.
01
caneta para cada aluno
01
cartaz com o endereço: Rua Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
01
cartaz com o endereço da igreja que os alunos se congregam
02
quadros ou outro de tipo de suporte para os cartazes
Procedimento:
-
Organizem os alunos em duas filas, uma de frente para outra.
-
Distribuam 01 folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
-
Peçam para que escrevam nesta folha o endereço da casa deles.
-
Coloquem na ponta direita entre uma fila e outra um quadro com o seguinte
endereço:
Rua
Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
-
Coloquem na ponta esquerda entre uma fila e outra um quadro com o endereço da
igreja que vocês se congregam.
-
Perguntem: O que estamos vendo aqui?
Aguardem
as respostas. Certamente, vão falar de uma “rua” com vários endereços.
-
Falem: Esta “rua” tem um endereço muito importante referente ao avivamento que
ocorreu nos Estados Unidos.
Perguntem:
Como está o avivamento nos demais endereços?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, perguntem: O que nos falta para que o avivamento realmente
aconteça no seu endereço?
Aguardem
as respostas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário