Lição
14: Entre a Páscoa e o Pentecostes
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Entre
a Páscoa e o Pentecostes.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para exemplificar o tema da Páscoa e o Pentecostes, utilizem uma das dinâmicas
sugeridas: “O Cordeiro de Deus” ou “Pentecostes”.
Lembrem-se de que é importante organizar o tempo de
aula de forma que também haja espaço para conclusão do trimestre. Vejam
sugestões abaixo!
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Cordeiro de Deus
Objetivo:
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus, nossa Páscoa, nos dá
através do perdão.
Material:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que
o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente
da turma.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e
continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está
incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado com o
peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João
1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a
palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e
coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do
fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Afirmem que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador
deve reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da oração e abandonar
o pecado.
Para concluir leiam: “...Porque Cristo, nossa páscoa, foi
sacrificado por nós”(1 Coríntios 5:7).
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias
línguas.
Material:
01 versículo bíblico em
várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português
etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da
Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou
o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his
only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have
eternal life.
Espanhol: Porque de tal
manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel
que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen
eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden,
sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés,
qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne
périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou
ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
Para realizar a conclusão do
trimestre, sugiro a exibição do filme “Como era o primeiro Tabernáculo”, que
proporcionará a retomada dos temas estudados e a contextualização dos assuntos
com a vida cristã.
O filme tem duração de 06
minutos, que vocês encontram no YouTube. Vejam no link abaixo:
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