Lição
12: A cura da mulher que tinha um fluxo de sangue
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A
cura da mulher que tinha um fluxo de sangue.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Jesus
x Valorização da mulher”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jesus x Valorização da mulher
Objetivos:
Enfatizar
a valorização da mulher promovida por Jesus na cultura judaica.
Ressaltar
a importância da cooperação de mulheres no ministério de Jesus.
½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno
Objetos
descartáveis: copos, pratos, grafos, colheres, luvas, máscara etc.
Procedimento:
-
Falem: Na cultura judaica, a mulher era discriminada, viviam à margem da
sociedade, a participavam da vida pública era limitada, não tinham voz, não
mostravam o rosto, pois tinha que ser cobertos, não podiam estudar nem ensinar,
uma conversa com uma mulher em público era um ato vergonhoso.
-
Apresentem os objetos descartáveis e falem:
As
mulheres no tempo de Jesus eram consideradas objetos que poderiam ser usadas e
descartadas. Estes objetos são descartáveis, imaginem como se sentiam as
mulheres dentro de uma cultura que a desvalorizavam.
Neste
momento, coloquem os objetos no saco de lixo.
-
Falem: Mas, com Jesus, as mulheres passaram a ser valorizadas. Jesus rompeu com
os padrões impostos às mulheres, quando ele conversou, ensinou, curou, libertou
e elas cooperaram com seu ministério
-
Falem: A mulher do fluxo hemorrágico
tocou Jesus, certamente, utilizando com as mãos, demonstrando atitude, pois
sabia o que queria: tocar em Jesus para ser curada.
-
Agora, entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a
caneta.
-
Peçam para que escrevam dentro da mão as atitudes que precisam realizar para que
não sejam discriminadas e o que desejam que Jesus faça em suas vidas.
-
Para concluir, falem: Na atualidade, ainda as mulheres são discriminadas e
desvalorizadas, muitas vezes no seu próprio lar, na igreja, no trabalho, na rua
etc. mas, lembremo-nos de que mesmo diante dos entraves que as mulheres da
época de Jesus sofriam, elas participaram do ministério de Jesus, foram
curadas, pois encontravam nele aceitação, o respeito, o amor e valorização.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário