Lição
13: A Mensagem Pentecostal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Mensagem Pentecostal.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Resgate”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Resgate
Objetivos:
Exemplificar
o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.
Enfatizar
o conteúdo da mensagem pentecostal.
Material:
Lanternas,
velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT
preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
-
Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O
grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto
é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna,
vela ou isqueiros.
O
grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada
aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
-
Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
-
Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste
grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
-
Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus
componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
-
Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar
aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente
as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de
salvação. Neste momento, enfatizem qual a mensagem pentecostal: Jesus salva,
cura, batiza e breve voltará.
-
Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas,
cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação
muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem
e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse
combinado.
-
Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de
Deus, isto é, no grupo 01.
-
Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos,
pois temos a ajuda do Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da
evangelização. Leiam Rm 10.14.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário