Lição
13: O milagre da mulher grega e
siro-fenícia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O
milagre da mulher grega e siro-fenícia.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “O
Pedido e a Resposta”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O pedido e a resposta
Objetivo:
Contextualizar o tema aula com
a vida dos alunos
Material:
01 bexiga(balão de aniversário) para cada aluno
Procedimento:
-
Após o estudo sobre o milagre que aconteceu com a mulher grega e
siro-fenícia, entreguem para cada aluno uma bexiga.
- Falem: A mulher, a mãe da
menina endemoniada, procurou Jesus de forma desesperada pedindo por socorro por
sua filha.
- Perguntem: Qual seu pedido
de socorro?
Coloquem seu pedido de
socorro dentro da bexiga, enchendo a bola.
Seu pedido de socorro vai
encher a bola, pois é algo que sai de dentro de você.
Peçam para que os alunos não
deem o nó na bola, mas segurem para o ar não escapar.
Agora, vocês precisam de
mais força para colocar mais ar até a bola estourar.
Depois reflitam:
O que pode representar a
bexiga estourada com seu pedido?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem se
necessário: representa o barulho de nossa petição e o esvaziamento do nosso
desespero, pois estamos confiando em Deus e que obteremos resposta.
Para concluir, leiam: “Lançando
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário