Lição
11: A cura do homem que tinha uma das mãos mirrada
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A cura do homem que tinha uma das mãos
mirrada.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover
uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Inclusão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inclusão
Objetivos:
Refletir
sobre a importância de estar incluído no grupo e estar acessível a aceitar
outras pessoas no grupo.
Enfatizar
que o evangelho é inclusivo e a importância da evangelização aos portadores de
deficiência.
Material(humano): Quantidade de pessoas em número ímpar
Procedimento:
1
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Sobrará sempre uma pessoa.
3
- Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
-
Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
-
É ruim não está incluído?
4
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou
Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
-
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
-
Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
-
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7
– Finalizem, enfatizando a importância:
-
Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.
-
Da inclusão dos portadores de necessidades especiais no evangelho de Cristo.
-
Da Igreja oferecer condições para que os portadores de deficiências se sintam
integrados e que tenham acessibilidade.
8
– Para concluir, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
“E,
abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de
pessoas”(Atos 10:34).
“Sai
depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e
mancos e cegos”(Lucas 14:21).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário