Lição 13: Justificação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição:
Justificação.
-
Depois, utilizem a dinâmica “A Sentença
do juiz”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis
com o nome RÉU para cada aluno de um lado do papel; do outro lado do mesmo
papel deve estar escrito “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus”(Romanos 3:23).
Papel
com o nome ACUSADOR
Papel
com o nome ADVOGADO DE DEFESA
Papel
com o nome JUIZ
Papel
com a seguinte afirmação “Eu declaro o homem inocente, pois foi justificado por
Jesus”.
Procedimento:
-
Escolher 04 alunos para representar o RÉU, ACUSADOR, ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
-
Os demais alunos recebem um papel com o nome RÉU, atrás deve estar escrito o
versículo, conforme descrição no item material.
-
Aparece o aluno que representa o acusador, acusando o homem do seu pecado.
-
Em seguida, vem o aluno representando Jesus como advogado, defendendo o réu(o
homem) e fala que morreu no lugar dele para que tivesse perdão de seus pecados.
-
Por fim aparece o aluno que representa Deus e ler a sentença dele como juiz,
declaro o homem inocente, pois foi justificado por Jesus.
-
Em seguida, iniciem o estudo sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário