Lição
12: Os Pães da Proposição
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Os
Pães da Proposição.
- Depois, apliquem a dinâmica “Tesouro Escondido”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro Escondido
Objetivos:
Enfatizar que a Palavra de
Deus é o pão que alimenta espiritualmente o cristão.
Incentivar a leitura bíblica
e a observância da Palavra de Deus.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de
coração.
Observação: A Bíblia deve
caber dentro da caixa.
Procedimento:
Antes da aula: Coloquem a
Bíblia dentro da caixa.
Durante a aula:
- Falem que dentro da caixa
há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há
dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.
- Se alguém descobrir, abram
a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu
coração, para eu não pecar contra ti”.
- Se não descobrirem o
conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Reflitam sobre a expressão
do versículo lido “escondi a tua palavra”.
- Para concluir, falem sobre
a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus, além do seu
ensino, pois é alimento espiritual para o cristão.
Por Sulamita Macedo.
Para realizar a conclusão do
trimestre, sugiro a exibição do filme “Como era o primeiro Tabernáculo”, que
proporcionará a retomada dos temas estudados e a contextualização dos assuntos
com a vida cristã.
O filme tem duração de 06
minutos, que vocês encontram no YouTube. Vejam no link abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário