Lição
12: Falando o que Convém
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Falando o que convém.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Lixeira”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: A Lixeira
Objetivos:
Refletir
sobre atitudes negativas quanto ao ato de falar.
Promover
mudança de comportamento.
Material:
Figuras
de Igreja, casa, escola, computador e de uma pessoa
01
rolo de fita adesiva
¼
de uma folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Coloquem em lugar visível as figuras da Igreja, casa, escola, computador e
pessoa.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as pessoas praticam
quanto ao ato de falar que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal,
familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na internet.
Por
exemplo: Gírias, palavrões, apelidos maldosos, mentira, fuxico, conversas
inadequadas na internet ou com os colegas etc.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo estas
atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o
descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a pureza,
a santidade requerida para os salvos.
-
Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora
escrever ao redor das figuras aquilo que deve permanecer: o que é bom e
apropriado para o cristão.
-
Agora leiam:
Jo
15.1 a 6 e depois falem que a Palavra de Deus nos limpa.
I
Pe 1.15 e enfatizem que precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário