Lição
12: Esperando, mas Trabalhando no Reino de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês
iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Nesta lição vamos
estudar sobre a parábola dos “Dez
Talentos”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Eis-me
aqui!”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Eis-me aqui!
Objetivo:
Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo, através do
dons.
Material:
Palavras digitadas: Serviço
Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração de tamanho médio
(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada
aluno
01 quadro branco ou outro
tipo
Procedimento:
– Coloquem no alto do quadro
a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
– Perguntem: A quem
servimos?
Aguardem as respostas, que
certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo. Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO,
logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
– Coloquem em seguida o
coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo.
Leiam Mc 12.30 e 31.
– Falem que o serviço que
fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
– Entreguem um coração
pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração,
simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
– Falem também que
precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a
palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
– Perguntem: O que temos
realizado no serviço Cristão?
Aguardem as respostas.
Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e
conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
– Concluam, afirmando que
cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o
serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da
Igreja, somando-se a pregação do evangelho, da comunhão e o cuidado de uns com
os outros, através dos nossos dons.
Por Sulamita Macedo.
Finalizar
o estudo sobre as parábolas de Jesus, estudadas nas 12 lições.
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Apresentem figuras ou objetos que representem as parábolas estudadas.
O
grupo, que responder corretamente a qual parábola se refere a figura ou objeto,
ganhará pontos.
Solicitar
para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros
pontos.
O
grupo vencedor poderá ganhar uma premiação.
Sugestão
de figuras ou objetos:
Lição
02: Sementes
Lição
03: Fermento e grão de mostarda
Lição
04: Mulher suplicando
Lição
05: Ovelha e dracma(moeda)
Lição
06: Pessoa menosprezando outra
Lição
07: Borracha escolar(representar o perdão)
Lição
08: Pessoa machucada ou pessoa cuidando de outra
Lição
09: 01 pai e 02 filhos
Lição
10: 02 olhos(representar a vigilância)
Lição
11: 10 velas pequenas
Lição
12: Dinheiro
Lição
13: Jesus lavando os pés dos discípulos
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário