Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A prioridade missionária dos
pentecostais.
- Depois, apliquem a
dinâmica “A Ponte”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ponte
Objetivo:
Exemplificar e estudar sobre salvação, através de Jesus, aquele que nos religou
a Deus.
Material:
01
giz branco
01
pano úmido
01
telefone com fio
Nome
digitado: DEUS
Procedimento:
-
Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.
-
Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.
-
Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro aluno um telefone com
fio.
-
Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem
e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a
Deus e esta comunicação foi cortada.
Nesse
momento, retirem o fio do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do
círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome
“Deus” permanecerá no círculo.
-
Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.
-
Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.
-
Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era
tão grande, que providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens,
enviando Jesus como Salvador e Mediador dos homens.
-
Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos,
e coloquem o nome JESUS.
-
Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.
-
Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Observação:
É interessante limpar o piso, para isto utilizem um pano úmido.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário