Lição
10: A oração e o jejum na perspectiva pentecostal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A oração e o jejum na perspectiva
pentecostal.
-
Apresentem uma figura de uma pessoa armada.
Do ponto de vista espiritual, quais devem ser as armas?
Leiam:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus
para destruição das fortalezas”(2 Coríntios 10:4).
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a oração e o jejum.
-
Perguntem para os alunos:
O
que é oração? Deve ser espontânea ou repetitiva?
O
que é jejum? Para que serve?
Observem
as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo
algo se necessário.
-
Depois coloquem no quadro ou cartolina as seguintes frases:
Como
orar e jejuar?
Onde
orar?
Por
que orar e jejuar?
Quando
orar e jejuar?
Trabalhem
as respostas dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Caminhando
em Oração”.
- Depois, apliquem a
dinâmica
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Caminhando em Oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de
oração e agradecer bênçãos recebidas como resultado da perseverança.
Material: um
tapete, rosas, pedras grandes e pequenas, versículos bíblicos sobre oração.
Procedimento:
- Organizem o material da
dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre
ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada
objeto representa:
Tapete: caminho da vida
cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades que
enfrentamos
Os versículos: a Palavra de
Deus, na qual confiamos
- Peçam para que cada aluno
passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está
vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra
grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um
versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e
uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já
alcançada.
- Para finalizar, façam uma oração
de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já
alcançadas.
Observações:
- Se sua classe funcionar
dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o
material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas,
coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados,
passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário