Lição
11: Despertemos para a Vinda do Grande Rei
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês
iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Despertemos
para a Vinda do Grande Rei
- Falem: Nesta lição vamos
estudar sobre a parábola das “Dez virgens”.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Festa de
casamento”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Festa de Casamento
Objetivo:
Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens
Material:
10 velas
05 caixas de palito de
fósforos
05 caixas de palito de
fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Após a leitura da parábola
das 10 virgens, falem:
A parábola das 10 virgens
trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao
encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos,
que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia
elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a
festa de casamento.
- Falem: Vamos fazer aqui
uma encenação da parábola.
- Dependendo da quantidade
dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel
das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os
alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem
velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças”
imprudentes.
- Organizem um lugar para
ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
- Peçam para que os dois
grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o
noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar
pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois
grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e
seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não
conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas
deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta
que está fechada, mas não será aberta.
- Agora, trabalhem o
significado da parábola.
Por Sulamita Macedo.
Finalizar
o estudo sobre as parábolas de Jesus, estudadas nas 12 lições.
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Apresentem figuras ou objetos que representem as parábolas estudadas.
O
grupo, que responder corretamente a qual parábola se refere a figura ou objeto,
ganhará pontos.
Solicitar
para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão
outros pontos.
O
grupo vencedor poderá ganhar uma premiação.
Sugestão
de figuras ou objetos:
Lição
02: Sementes
Lição
03: Fermento e grão de mostarda
Lição
04: Mulher suplicando
Lição
05: Ovelha e dracma(moeda)
Lição
06: Pessoa menosprezando outra
Lição
07: Borracha escolar(representar o perdão)
Lição
08: Pessoa machucada ou pessoa cuidando de outra
Lição
09: 01 pai e 02 filhos
Lição
10: 02 olhos(representar a vigilância)
Lição
11: 10 velas pequenas
Lição
12: Dinheiro
Lição
13: Jesus lavando os pés dos discípulos
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário