Lição
12: A bondade de Deus e os falsos profetas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A bondade de Deus e os falsos profetas.
- Para introduzir o estudo
do tema, utilizem a dinâmica “Verdadeiro
ou Falso?”
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula
Dinâmica:
Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características.
Material: CD,
DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
- Escolham um dentre os
objetos citados para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve
haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para
a classe e pergunte se já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas
e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos
objetos; aproveite a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra
possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda
dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a
reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a
pergunta:
O que é necessário para que
conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir
suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem
que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o
tema sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos
verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos
profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos
devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos
espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a
árvore má dar frutos bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário