Lição 13:Tema
ao Senhor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Tema ao Senhor.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha!
Objetivos:
Refletir
sobre a escolha entre dois caminhos: o da vida e da morte.
Apontar
que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
Figuras
de homem e mulher
Palavra
DEUS
02
envelopes:
Nome
“Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01
Palavra
“Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem
as cadeiras de forma que formem 02 caminhos
No
final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em
01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um
envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na
outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e
dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante a aula:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
-
Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.
-
Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem
e da mulher.
-
Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.
-
Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu
poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e
têm Deus como centro de suas vidas.
Mas,
há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o
caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
-
Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
-
Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém
vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
-
Falem: É sobre o caminho do conhecimento de Deus e o temor a Ele que a lição de
hoje vai se fundamentar.
Agora
iniciem o estudo do tema.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário