Lição
11: Sinais e prodígios confirmam a pregação do evangelho
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Sinais e prodígios confirmam
a pregação do evangelho.
- Depois, apliquem a
dinâmica “Desenrole
que aparece!”
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Oportunizar
momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer
o cuidado de Deus para conosco.
Material:
01
rolo de papel do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno
Observação:
A ideia do uso do rolo de papel picotado não deve entendida como desmerecimento
aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que
estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da
classe.
Procedimento:
-
Falem: O rolo de papel picotado vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá
retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisaram
dele.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte
do papel.
Exemplos:
01
parte do papel: 01 bênção (sucesso no ENEM).
04
partes do papel: 04 bênçãos (cura, pessoa da família aceitou a Cristo, emprego,
Salvação)
-
Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
-
Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa
Cristã no. 564:
“Se
da vida as vagas procelosas são,
Se,
com desalento, julgas tudo vão,
Conta
as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta
as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas
da divina mão!
Vem
dizê-las, todas duma vez,
E
verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
-
Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o
objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a
enumeração das bênçãos recebidas.
-
Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens
operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti:
eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário