Lição
13: Em novos céus e nova terra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Escrevam no quadro o tema da
aula: Em
novos céus e nova terra.
-
Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Reino do Messias”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Reino do Messias
Objetivo:
Estudar as características do reino do Messias – Novo Céu e Nova Terra.
Material:
01
coroa
01
quadro ou 01 cartolina
01
caixa
Nomes
digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no
procedimento)
Procedimento:
Antes
da aula:
-
Coloquem dentro da caixa as características do reino do messias, uma separada
da outra.
Na
aula:
-
Coloquem no quadro o nome “Reino do Messias” e apresentem a coroa ou uma figura
dela.
-
Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz
e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde,
morte, violência, guerra.
Aproveitem
e falem sobre os acontecimentos mais recentes que foram divulgados na mídia.
-
Falem: Vocês já imaginaram como será o reino do Messias com relação a estas
questões que afligem a humanidade?
Registrem
as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.
-
Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita
sobre as características do reino do Messias.
Nesse
momento, peçam para que um aluno retire 01 característica e leia para classe.
Repitam este procedimento até a última característica.
Paz
abundante - Is 54.13
Guerra
não haverá – Is 2.4
Justiça
haverá – Is 11.2 a 4
Habitação
para todos – Is 65.21, 22
Longevidade
e saúde haverá – Zc 8.4,5
Morte
será rara – Is 65.20
Fertilidade
humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade
dos animais não haverá – Is 11. 6-9
Quando
o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência.
Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da
dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que
for solicitado.
-
Falem: A terra será restaurada e o nosso corpo será diferente, isto é,
glorificado.
-
Para, concluir perguntem:
Quer
participar do reino com estas características?
Estão
se preparando a vinda de Jesus?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário