Lição
12: Sendo um discípulo de Jesus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Sendo um discípulo de Jesus.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição, observando alguns pontos:
. Leiam: “Eu sou a videira
verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a
tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais
limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1-3).
. Perguntem: Nesta metáfora
da videira, quem é:
A Videira
O Lavrador
Os ramos
. Depois, falem sobre a
aplicabilidade da metáfora da Videira
Observação: O que é
metáfora?
Figura de linguagem que,
caracterizada pelo estabelecimento de uma analogia (relação de semelhança)
entre duas expressões ou palavras, estabelece uma transferência de sentido
entre ambas(Dicionário online de Português).
. Falem também sobre a
importância dos ramos em produzir frutos, porque está ligado na videira que é
Jesus.
Para enfatizar o amor como a
marca do discípulo, apliquem a dinâmica “A
Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A Marca do Discípulo
01 coração pequeno para cada
aluno
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo
homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração
era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem
idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele
havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que
era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados
pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus
amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele
que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um
coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos
alcançados.
- Também afirmem que é pelo
amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou:
Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos
outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos
amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os
alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor
podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da
Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de
Deus?
Estamos praticando na
verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos
troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca
de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre
as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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