Lição
12: Um líder formado no deserto
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Um líder formado no deserto.
- Depois, apliquem a dinâmica “Josué, o substituto”.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Josué, o substituto
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a liderança de Josué.
Material:
01
espelho
09
envelopes
Características
de Josué para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Digitar
as características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
-
Falem: Vamos estudar sobre algumas características de um personagem bíblico.
Quem será esta pessoa?
Para
descobrir, vocês vão receber um envelope que tem um conteúdo importante.
Para
abrir o envelope, também devem estar com um espelho em mãos.
-
Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um aluno.
O
aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto
deve se repetir até o último envelope.
As
características são estas:
Fiel
Temia
a Deus
Pronto
para servir
Corajoso
Gostava
de estar na presença de Deus
Submisso
a Deus
Obediente
ao líder Moisés
Escolhido
por Deus para substituir Moisés
Honrava
seu povo
-
Após o último envelope, perguntem:
Quem
é o personagem bíblico que tem estas características?
Quando
leram as características, vocês estavam com um espelho. O que tem a ver as características
com um espelho?
Este
é um exemplo de líder do qual podemos nos espelhar?
Deixem
que os alunos reflitam e respondam.
-
Depois, comecem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário