Lição
13: O deserto vai passar
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O
deserto vai passar.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica
“Semente da Fé”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Semente da Fé
Objetivos:
Refletir
sobre a fé em momentos de dificuldades, exercitando-a.
Entender
o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.
Material:
01
envelope de sementes da mostarda
01
rolo de durex
Papel
ofício
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de
mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
-
A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para
entregá-la aos alunos, façam o seguinte:
Cortem
pedaços de papel ofício(5cmx5cm), escrevam “Semente de Mostarda” e depois
coloquem a semente e por cima num pedaço pequeno de durex transparente.
Procedimento:
-
Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06.
“Disseram
então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se
tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te
daqui e planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.
-
Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
-
Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a
semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que
ela pode produzir.
-
Leiam: Mc 4.31 e 32:
“É
como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as
sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de
todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu
podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
-
Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo
fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra. Em
meio as dificuldades, a fé será exercitada.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário