Lição
10: Onipotente, Onipresente, Onisciente
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Introduzam o estudo do
tema da aula, utilizando a dinâmica
“Super Poderes”.
- Escrevam estes nomes no
quadro ou cartolina: Onipotente, Onipresente e Onisciente.
- Falem, apontado para estes
nomes: Nós vamos estudar nesta lição que cremos em Deus que é Onipotente,
Onipresente e Onisciente.
Passem uma linha abaixo de
“potente’ da palavra onipotente, “presente” da palavra onipresente e “ciente”
da palavra onisciente. Falem que “potente” se refere a poder, “presente” a
presença e “ciente” a conhecimento.
Falem que o prefixo oni significa “todo”.
- A partir disto, formulem
uma definição, com os alunos, sobre onipotência, onipresença e onisciência.
- Depois, apresentem
passagens bíblicas que demonstram estes atributos de Deus.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Superpoderes
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
Material:
02 capas ou 02 mantos(pode
ser feito de TNT)
02 espadas(pode ser de
plástico)
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Perguntem: Qual o
super-herói preferido de vocês? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Perguntem:
Por que eles são
considerados super-heróis?
Quais as características dos
super-heróis?
Aguardem as respostas e
escrevam num quadro ou cartolina.
- Escolham 02 alunos e
coloquem um manto sobre cada um deles e entreguem uma espada. Em seguida,
perguntem que poderes eles gostariam de ter se fossem super-heróis.
Aguardem as respostas.
Vocês devem repetir este
procedimento com outros alunos, retirando a capa dos anteriores e colocando
sobre os demais.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre um ser que é mais que um super-herói, pois tem superpoderes.
Ele onipotente, tem poder
sem limite, os super-heróis têm um, dois, três poderes.
Ele é onipresente, pode
estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo, mas os outros super-heróis
não.
Ele é onisciente, conhece
todas as coisas, mas os super-heróis apenas algumas coisas.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário