Lição
10: Os cuidados e deveres da nova geração
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os cuidados e deveres da
nova geração.
- Depois, apliquem a dinâmica “Ação de Graças”.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ação de Graças
Objetivos:
Enfatizar
a importância do agradecimento a Deus por seus benefícios.
Introduzir
o estudo sobre adoração e gratidão do povo hebreu por meio das ofertas.
Material:
01
pote de vidro ou de outro material
Procedimento:
-
Comecem contando a história abaixo:
Um
certo homem entrou numa loja que tinha o nome Loja de Deus, nela ele encontrou
muitas coisas, como: caixa de felicidade, de alegria e de amor, pacote de sabedoria
e de humildade, pote de ser agradecido etc. O homem perguntou quanto custava e
para sua surpresa era tudo gratuito e fornecido em forma de sementes(Autoria do
texto desconhecida; esta versão foi adaptada por Sulamita Macedo).
-
Depois, entreguem para os alunos um ¼ de uma folha com uma figura de uma
semente ou uma semente colada.
-
Peçam para que os alunos voluntariamente escrevam o que desejam agradecer a
Deus.
-
Peçam que uns 05 alunos socializem o que estão agradecendo de forma bem
objetiva.
-
Apresentem o pote de vidro(ou outro objeto) com o rótulo “Ações de Graças” e
coloquem todos os papéis preenchidos pelos alunos.
-
Falem: Neste pote estão os nossos agradecimentos a Deus, uma forma de adoração
a Deus. Na lição de hoje, vamos estudar sobre as formas de adoração do povo
hebreu, que era uma maneira de agradecê-lo. Vamos aprender sobre isto?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário