Lição
11: A Salvação de Cristo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Salvação em Cristo.
- Falem sobre o amor de Deus
pela humanidade, providenciando a salvação através de seu filho Jesus.
- Depois, apliquem a dinâmica “O Amor de Deus”.
- - Agora, trabalhem
o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Aproveitem a oportunidade e
solicitem aos alunos para que falem da experiência de gozar da salvação.
- Para concluir, leiam o
texto “Quem tem o filho tem tudo”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
O Amor de Deus
Objetivo: Estudar sobre o
amor de Deus pela humanidade, providenciando a salvação através de seu filho
Jesus.
Material:
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02
círculos separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber
todos dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos
círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os
alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados
de Deus.
- Depois, apresentem o que
Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu
grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na
ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês
continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando:
Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve
passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome
dele for citado dentro do versículo.
- Quando todos os alunos
estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande
amor de Deus para com eles e a humanidade.
- Para concluir, leiam: “Mas
Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós
ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Quem
tem o Filho tem tudo
Dizem
que o rico inglês barão Fitzgerald tinha apenas um filho. No início da
adolescência do menino, sua mãe morreu. Tragicamente, no final da adolescência,
o menino também veio a falecer.
Nesse
meio tempo, o patrimônio de Fitzgerald aumentou muito com a aquisição de obras
de arte dos maiores mestres da Europa. Antes da sua morte, Fitzgerald deixou
instruções explícitas para que se fizesse um leilão no qual toda sua coleção de
obras de arte fosse vendida. Uma grande multidão de potenciais compradores se
reuniu. Entre eles estavam muitos curadores de museus conhecidos e
colecionadores particulares ansiosos para darem seus lances.
As
obras de arte foram exibidas para o público antes do início do leilão. Entre as
pinturas estava uma que recebeu pouca atenção. Ela era de baixa qualidade e
havia sido pintada por um artista local desconhecido. Acontece que se tratava
de um retrato do único filho de Fitzgerald.
Quando
o leilão começou, o leiloeiro leu o testamento de Fitzgerald que instruía
claramente que a primeira pintura a ser vendida deveria ser a do “meu amado
filho”. Por causa da sua má qualidade, a pintura não recebeu nenhum lance –
exceto um. A pessoa que deu o lance era
o antigo empregado que havia ajudado a criar o menino e que o havia amado
ternamente. Por menos de um a libra, ele comprou a pintura.
A
essa altura, o leiloeiro interrompeu o leilão e pediu ao advogado que lesse o
testamento novamente. A multidão se alvoroçou enquanto ele lia. “Aquele que
comprar esta pintura de meu filho, ficará com toda a minha coleção de arte –
leilão está encerrado!”
Cristo:
Sem Ele você não tem nada. Mas com Ele, você tem o melhor de dois mundos: este
e aquele que está por vir. Quem tem o filho tem tudo.
Fonte do texto: A Palavra
para Hoje – UCB Brasil
0 comentários:
Postar um comentário