Lição 13: Entendes o que cantas?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Entendes o que cantas?
-
Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O que estamos cantando?”
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que estamos cantando?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a mensagem dos hinos evangélicos que estão sendo
cantados nas nossas igrejas.
Material:
Hinos
evangélicos(vejam qual o tipo no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Escolham
alguns hinos evangélicos que estão sendo cantados, com bastante frequência nas
igrejas, que possuam em suas letras erros ou desvios doutrinários.
Observação:
Não vou sugerir nenhum deles, mas vocês facilmente encontram avaliação de
alguns destes hinos em sites de busca.
Na aula:
-
Dividam a turma em 04 grupos.
-
Entreguem para cada grupo, 01 hino digitado.
-
Orientem para cada grupo, para ler o hino e observar se eles entendem a
mensagem. Depois, peçam para que analisem se há algo fora do padrão bíblico.
-
Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade grupal.
-
Nesse intervalo de tempo, passem em cada grupo para observar como está o
andamento do trabalho ou fornecer alguma orientação.
-
Depois, os grupos devem apresentar o resultado de seu trabalho.
-
Para concluir, falem da importância de se observar o que estamos cantando na
Igreja e acrescentem que este é o assunto da aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário