Lição
01: Um Lugar da Habitação de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Em seguida, façam uma
panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: O
Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo.
-
Capa:
O
que vemos?
Figura do Tabernáculo
O
que a figura tem a ver com o tema?
As partes e utensílios do
Tabernáculo nos remetem a obra redentora de Jesus.
A igreja é o edifício espiritual
para morada de Deus de forma semelhante ao Tabernáculo do Antigo testamento.
-
Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre
ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma
foto dele.
-
Lições do trimestre:
Vejam estas 02 sugestões,
escolham a que for mais adequada para seu ambiente de ensino:
Opção 01: Apresentem os títulos das
lições através de uma figura do Tabernáculo, mostrando suas partes e utensílios.
Opção 02: Se possível, exibam um
filme do Tabernáculo que ao mostrar suas partes e utensílios, vocês apontam
para os títulos das lições.
Sugiro o vídeo “Como era o
primeiro o Tabernáculo” do YouTube, que tem 06 minutos, adequado para o tempo
de aula da EBD:
07 – Agora, trabalhem a lição 01: Um Lugar da Habitação de Deus.
- Trabalhem o
conteúdo da lição, utilizando um mapa do Tabernáculo.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Entrando no Tabernáculo!”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Entrando no Tabernáculo!
Objetivo:
Concluir estudo sobre o Tabernáculo.
Material:
A Bíblia
01 figura do Tabernáculo
Palavras digitadas:
O Pátio – Corpo
O Lugar Santo – Alma
O Santo dos Santos –
Espírito
01 cartolina
01 tubo de cola
0bservação: organizem um
cartaz utilizando a cartolina e as palavras digitadas.
Procedimento:
1 - Após a explanação da
lição sobre o tabernáculo, falem: Nós somos comparados a um Tabernáculo(mostrem
a figura do tabernáculo).
- Leiam, 2 Coríntios 5:1:
“Porque sabemos que, se a
nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício,
uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
- Falem: Então, o que pode
representar as partes do Tabernáculo em relação ao corpo humano?
Para melhor compreensão,
apresentem o cartaz:
O Pátio – parte externa:
representa nosso corpo
O Lugar Santo – parte
interna: representa a alma
O Santo dos Santos – parte
mais interna: representa o Espírito
- Falem: Somos Tabernáculo
de Deus, pois temos o Espírito Santo que habita e está em nós e gozamos da
comunhão e presença do Senhor. Para termos este privilégio, nós entramos pela
porta que é Jesus.
- Leiam: João 10:9:
“Eu sou a porta; se alguém
entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.
2 - Peçam para que os alunos
formem 01 círculo.
3 - Falem: Vamos dar um
passo a frente, simbolizando nossa entrada pela porta no Tabernáculo – lugar de
adoração ao Senhor.
4 - Falem: Este círculo
representa nosso estado ou situação dentro do Tabernáculo. Podemos estar no
Pátio, no Lugar Santo ou no Santo dos Santos.
5 – Para entrar no Pátio:
este é o segundo passo(todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
É lugar de adoração a Deus
com santidade, separado do mundo.
Havia o Altar do Holocausto:
Jesus ofereceu o sacrifício único, perfeito e completo, morrendo por nós,
perdoando nossos pecados.
Havia também a Pia de
Bronze: representa a limpeza de ação e pensamentos.
- Agora, realizem uma
leitura do salmo 15:
“SENHOR, quem habitará no
teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda
sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a
sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu
próximo;
A cujos olhos o réprobo é
desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e
contudo não muda.
Aquele que não dá o seu
dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca
será abalado”.
6 - Para chegar no Lugar
Santo: é necessário o terceiro passo((todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
Nele lugar, encontramos o
Castiçal de Ouro: representa Jesus, a luz do mundo.
Leiam João 8:12:
“Falou-lhes, pois, Jesus
outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas,
mas terá a luz da vida”.
- Já andamos na luz que é
Jesus. Temos o Espírito Santo que habita em nós, aqui simbolizado pelo azeite
que alimentava a chama do castiçal.
Leiam Ef
5.18b:“...Enchei-vos do Espírito”.
- Falem: Havia também uma
mesa com os Pães da Proposição, que nos remete a Cristo, o pão da vida.
Precisamos nos alimentar diariamente de sua Palavra.
Leiam João 6:48: “Eu sou o
pão da vida”.
- Falem: Havia o Altar do
Incenso – lugar de oração e adoração ao Senhor. Devemos fazer o que está
escrito no salmo 141.2: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e
seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde”.
7 - Finalmente para chegar
no Santos dos Santos – é o quarto passo((todos devem dar um passo para frente)
Nele havia a Arca da
Aliança, que simbolizava a presença de Deus. Este lugar era específico para o
sumo sacerdote, que entrava 01 vez ao ano.
Mas, hoje entramos no
santuário através da obra redentora de Jesus. O Véu que separava a entrada foi
rasgado.
- Leiam Hebreus 10:19-23:
“Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que
ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote
sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro
coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má
consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a
confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
- Para concluir, falem:
Devemos desejar a presença de Deus no Santo dos Santos. Começando primeiro pelo
pátio, depois pelo Lugar Santo e por fim no Santo dos Santos - lugar de
comunhão na presença do Senhor.
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Que dinâmica maravilhosa, que Deus continue te dando sabedoria minha irmã ,pra que voce continue compartilhando ótimas dinâmicas.
Alane, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gostou. Faça bom proveito. Volte sempre.
Eu louvo a Deus pela sua vida minha irmã. Atitude de aprendiz muito tem me ajudado. A senhora está sempre presente em minha classe através de suas dinâmicas. Que o Senhor abençoe grandemente vc sua família e seu ministério. Abraços.
Postar um comentário