Lição
02: Os Artesãos do Tabernáculo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:
- Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando um pôster
do Tabernáculo com o objetivo de apresentar a habilidade dada por Deus a
pessoas escolhidas para a confecção de objetos em ouro, prata, bronze e madeira
para
o santuário.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem Dinâmica “Com a Mão na Massa”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Com a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir sobre o serviço
cristão.
Realizar: Realizar autoavaliação
do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
Material:
½ folha de papel ofício e
caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha
de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o
desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa
“trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos
escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que
estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja
realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos
a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs,
constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em
Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7,
I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma
oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do
Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
6 comentários:
Suas dinâmica são muitos boas, eu sempre acompanho
Eliene, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gosta das dinâmicas. Faça bom proveito. Volte sempre.
A senhora tem algum grupo pide adiciona gosto muito das dinamicas e faço na sala de aula.82 987319773
Sulamita muito obrigada pela dinâmica, sempre levo para minha classe.
Everton, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gosta das dinâmicas e que utiliza na sua classe de EBD. Os poucos grupos dos quais faço parte, não posso adicioná-lo pois são grupos específicos.
Se desejar em contato comigo meu email é: smsulamita@gmail.com
Professor ou professora que não se identificou, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que aplica as dinâmicas em sua classe da EBD.
Volte sempre.
Postar um comentário