Lição
04: Eu devo ser Assim?
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Eu devo ser assim?
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Campo de batalha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Campo de batalha
Objetivos:
Refletir
sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Promover
mudança de comportamento.
Material:
01
quadro ou cartolina
Palavras
digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)
01
lixeira
01
figura de uma casa e de uma pessoa
01
rolo de fita adesiva
1/4
da folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
Leiam Gl 5. 17.
-
Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante
entre a carne e o espírito.
-
Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito.
As
palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras.
Organizem
as palavras em lados contrários, simbolizando oposição.
-
Falem: Para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar, há
uma solução neste campo de batalha.
Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da
carne”.
-
Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.
-
Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16
obras da carne e coloque-as na lixeira.
-
Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É
isto que devemos buscar diariamente.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível as figuras da uma casa e de uma pessoa. A casa vai
representar a família e a figura de uma pessoa o aspecto pessoal.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou
melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes
negativas apontadas por eles; as ações
positivas, simbolizando a limpeza, a
pureza, a santidade requeridas para os salvos, devem ser colocadas no quadro.
-
Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário