Lição 02: A Sublimidade das
Bênçãos Espirituais em Cristo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar
o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em
Cristo.
- Nesta lição há algumas palavras
que seu significado não é de uso comum. Que tal procurar no dicionário o
significado delas?
Talvez você compreenda todas
estas palavras, mas lembrem-se de que nas classes da EBD há uma diversidade
enorme entre os alunos quanto à formação escolar...
Sublimidade
Beneplácito
Incomensurável
Doxologia
Isto é
importante. Por quê? É recomendável que o professor ao ensinar
utilize vocabulário simples. Ao expressar alguma palavra menos usual,
imediatamente fale outra mais comum de mesmo significado para que todos
entendam a mensagem que está sendo transmitida. O cuidado com a compreensão
daquilo que é transmitido é um ponto importante para que a comunicação na
Escola Bíblica Dominical aconteça de forma satisfatória.
-
Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “O Mistério Revelado”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
melhor exposição do conteúdo, recomendo estas sugestões:
- Apresentem
um cartaz(recurso didático) com a listagem
das bênçãos espirituais descritas em Efésios 1. 3 a 14 – vejam no item I,
subitem 2, página 12 da revista do mestre).
A
visualização é importante para o aprendizado, chama a atenção dos alunos e aumenta a retenção do que está sendo
exposto.
-
Ao falar sobre Ef 1.10, “na dispensação da plenitude dos tempos”, perguntem:
“A
plenitude dos tempos” se refere a que época? Já aconteceu ou ainda vai ocorrer?
Aguardem
as respostas. Depois, apresentem outras informações.
Desta
forma, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas, que foi
muito usado por Jesus nos seus ensinos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Mistério Revelado
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o mistério revelado – o
plano de Deus para a humanidade.
Material:
01
caixa bem arrumada(não precisa ser grande – pode ser aproximadamente do tamanho
de uma caixa de sapato)
01
caixa menor que a primeira
Texto
01 digitado:
“Descobrindo-nos
o mistério da sua vontade...” (Efésios 1:9).
Texto
02 digitado:
“O
mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e
que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer
quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo
em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:26,27).
Procedimento:
Antes
da aula:
Arrumem
as caixas
Dentro
da caixa menor ponham o texto de Efésios 1.9 digitado
Fechem
a caixa menor
Coloquem
a menor dentro da maior
Em
cima da caixa menor coloquem o texto de Colossenses 1.26,27 digitado
Fechem
a caixa maior
Na
Introdução da aula:
-
Apresentem uma caixa bem arrumada.
-
Falem: Aqui dentro há um mistério a ser revelado.
-
Perguntem: O que poderá ser este mistério?
Observem
com atenção as respostas.
-
Se alguém acertar, peçam para que abram a caixa e vejam qual o mistério.
-
Se ninguém acertar, falem:
Vou
deixar a caixa aqui(coloquem em cima de uma mesa, uma cadeira ou banco) e ao
longo da lição vocês vão pensando sobre isto.
-
Ao terminar o estudo da lição, retomem a pergunta inicial: O que poderá ser este mistério?
E
agora? Vocês já entenderam qual o mistério?
Quem
deseja descobrir qual o mistério? Abra a caixa.
Ao
abrir a caixa maior, o aluno vai se surpreender porque haverá um versículo e
outra caixa e dentro desta outro versículo.
O
primeiro versículo deve ser lido, depois a caixa menor deve ser aberta e os
versículos devem ser lidos.
- Para
concluir, falem: Deus arquitetou o plano redenção para a humanidade que este
oculto, mas o mistério foi revelado e realizado por Jesus, executando a
salvação para todos que o aceitam e garantido pelo Espírito Santo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário