Lição
05: Confirmando o concerto
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Confirmando o concerto.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica
“Libertação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Libertação
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Páscoa.
Material:
02
correntes confeccionadas de papel
Figuras
de pão asmo, cordeiro e ervas amargas
Figura
de pão e vinho
Expressões
para digitar: Páscoa e Santa Ceia
02
pequenos textos(vejam no procedimento).
Procedimento:
–
Dividam a turma em 02 grupos.
–
Falem para o grupo 01: Vocês vão representar o povo escravo no Egito, sob o
jugo de Faraó. Para tanto, entreguem para um aluno uma corrente de papel,
simbolizando escravidão.
–
Falem para o grupo 02: Vocês vão representar a humanidade que está escravizada
pelo pecado. Entreguem para um aluno uma corrente de papel, simbolizando
escravidão.
–
Para o grupo 01 entreguem:
A
palavra “Páscoa”
Figuras
de cordeiro, pão asmo e ervas amargas
–
Para o grupo 02 entreguem:
A
expressão “Santa Ceia”
Figura
de pão e vinho
–
Peçam para que uma pessoa do grupo 01 leia o texto abaixo:
Nós
estávamos escravos no Egito. Mas, fomos libertos, através da providência
divina, depois das 10 pragas(o aluno deve retirar com força as correntes e
demonstrar alegria pela libertação). Entre a 9ª e a 10ª pragas, celebramos a
Páscoa, com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas(os alunos devem mostrar
as figuras). Esta foi a primeira
celebração da Páscoa.
–
Peçam para que uma pessoa do grupo 02 leia o texto abaixo:
Nós
éramos escravos do pecado. Mas, fomos libertos pelo sacrifício de Jesus. O
cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado por
nós. “Porque Cristo, nossa páscoa, já
foi sacrificado”(I Co 5:7). Jesus
celebrou a última Páscoa e instituiu a Ceia, que deve ser celebrada como
memorial de seu sacrifício pela humanidade.
–
Orientem os 02 grupos para que falem ao mesmo tempo: Somos libertos!
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário