RSS

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 03: Crendo para interpretar a Bíblia   
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Crendo para Interpretar a Bíblia.
- Depois, apliquem a dinâmica “Seguindo Regras”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Seguindo Regras
Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.

Material:
01 cópia de um texto de atividades para cada aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
A - Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno(postada abaixo)
Texto de Atividades
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
B - Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
Observação: na atividade há somente uma ação a ser realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam a realizar todas as outras ações.
C - Observem as atitudes dos alunos durante a atividade.
Depois de um certo tempo, eles vão perceber que estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.
D - Em seguida, questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual regra era para ser seguida?
E - Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: