Lição
02: O Chamado de um líder
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: O
Chamado de um líder.
-
Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica
“Josué, o substituto de Moisés”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Josué, o substituto de Moisés
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Josué.
Material:
01 espelho
11 envelopes
11 Características de Josué para digitar(ver no
procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Digitar as características de Josué e colocá-las nos
envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
- Falem: Vamos estudar sobre algumas características
de um personagem bíblico. Quem será esta pessoa?
Para descobrir, vocês vão receber um envelope que
tem um conteúdo importante.
Para abrir o envelope, também devem estar com um
espelho em mãos.
- Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um
aluno.
O aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto deve se repetir até o último envelope.
As características são estas:
Fiel
Temia a Deus
Confiava em Deus
Pronto para servir
Corajoso
Determinado
Gostava de estar na presença de Deus
Submisso a Deus
Obediente ao líder Moisés
Escolhido por Deus para substituir Moisés
Honrava seu povo
- Após o último envelope, perguntem:
Quem é o personagem bíblico que tem estas
características?
Quando leram as características, vocês estavam com
um espelho. O que tem a ver as características com um espelho?
Este é um exemplo de líder do qual podemos nos
espelhar?
Deixem que os alunos reflitam e respondam.
- Depois, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário