Lição 02: Jesus Conhecendo Jesus de Nazaré
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Conhecendo Jesus de Nazaré.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Quem é Jesus?”
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é Jesus?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra
JESUS digitada
½
folha de papel ofício para cada aluno
Pincel
atômico
05 Envelopes
Expressões
digitadas: Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar
esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar
estas respostas: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos
profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: “Tu és o Cristo, o Filho
de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar:
a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de
Cristo).
Procedimento:
Antes
da aula:
Enumerar
os envelopes de 01 a 05
Colocar
no envelope 01 as expressões: Personagem mais importante da História, Grande
filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem
polêmico.
Colocar
no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho).
Colocar
esta resposta no envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias,
Um dos profetas.
Colocar
a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar
esta resposta no envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante
aula:
–
Organizem os alunos em círculo.
–
Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
–
Perguntem para os alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem
para cada aluno meia folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as
respostas.
–
Coloquem estas respostas ao redor da palavra JESUS.
–
Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e
coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem
mais importante da história, Um grande filósofo, Um comunista, Um
revolucionário político, Idealista religioso, Homem polêmico
–
Falem: Estas palavras ou expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem
ou entendem sobre Jesus.
–
Entreguem o envelope 02 para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho.
Coloquem
esta pergunta bem perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por
Jesus.
–
Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus discípulos.
–
Agora, entreguem o envelope 03 outro aluno e peçam para que leia a resposta dos
discípulos(Mt 16.14)
Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem
estas palavras ao redor do nome JESUS.
–
Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele
vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
–
Agora, entreguem o último envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu
és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem
que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
–
Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre quem é Jesus.
–
Depois, façam uma breve reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome
JESUS.
–
Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e
importante e tão significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
–
Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
–
Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da
lição de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário