Lição
04: Crendo no Deus trino
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Crendo no Deus Trino.
- Falem que nesta aula, vamos
estudar sobre Trindade.
- Perguntem o que eles sabem
sobre isto.
Mesmo que seus alunos sejam
novos convertidos, eles têm ideia do que seja Trindade ou já ouviram falar
sobre isto, mesmo que se forma superficial.
Aguardem as respostas.
- Depois, organizem as ideias
sobre Trindade partindo do que os alunos apontaram e acrescentem outras ideias,
chegando a afirmação de que a Trindade se refere a um Deus trino: Pai, Filho e
Espírito Santo.
- Para exemplificar o conceito
de Trindade, apliquem a dinâmica “3 em 1”.
- Depois, trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: 3 em 1
Objetivo:
Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.
Material:
01 caneta
01 copo grande transparente
01 colher de leite em pó
Café(líquido)
01 colher de açúcar
Procedimento:
- Falem: Para exemplificar e
melhorar o entendimento sobre Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem a caneta e retirem
a tampa, a carga.
Falem: Aqui há 03 componentes
que compõem a caneta. Separadamente, eles não formam a caneta.
Agora, coloquem a carga e
depois a tampa. Observem que agora a caneta está formada por completo. Assim, também
é a Trindade, 03 pessoas, mas um único Deus.
- Para exemplificar a função
de cada pessoa da Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem um copo grande e
transparente com café(líquido), uma colher de leite em pó e de açúcar.
Perguntem: O Sabor destes 03 alimentos
são iguais?
Certamente que vão dizer que
não são iguais.
Enfatizem que cada um tem um
sabor diferente do outro.
Falem, dessa forma é Trindade,
cada pessoa tem sua função, mas formam um Deus.
Agora, juntem o leite, o
açúcar e o café.
- Falem: A Trindade é assim,
desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções
diferentes, mas que são um.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário