Lição 03: Eleição e
Predestinação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Eleição e Predestinação.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... e tendem a se dispersar.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas. E, também, nesta aula de
hoje, associem à aula expositiva o método do Debate.
Mas, como utilizá-lo?
“O
Método do Debate ou Discussão em grupo, no aspecto pedagógico, consiste em
lançar uma pergunta ou uma proposição polêmica ou instigadora para que os
alunos se posicionem contra ou a favor.
Pode
ser usado na introdução de uma aula, para dar início ao estudo de um tema, com
o objetivo de analisar vários pontos de vista sobre a situação proposta,
partindo das ideias diferentes do grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada
entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é
interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo
debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer
alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte
de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se
colocar diante de uma fala contrária a sua.
Numa aula de EBD, após o debate, o
professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em
discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de
forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos
alunos.”
(Blog: Atitude de Aprendiz
– Textos Pedagógicos - Sulamita Macedo)
- Que tal começar a aula utilizando
o Debate, lançando esta pergunta?
Deus predestinou alguns para
salvação e outros para perdição? Argumente.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar o estudo, utilizem a dinâmica “Dois caminhos, 02 portas, 02
escolhas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Dois caminhos, 02 portas, 02 escolhas
Objetivo:
Enfatizar
que Deus, segundo sua presciência, elegeu e predestinou, antes da
fundação do mundo, para salvação os que creriam e permaneceriam firmes em Cristo.
Apontar
que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
02
envelopes
01
rolo de fita adesiva
Expressões
para digitar: Caminho Estreito e Caminho Largo
Procedimento:
Antes
da aula:
Organizem
as cadeiras de forma que formem 02 caminhos, um de largura mais estreita que o
outro
No
final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em
uma cadeira, fixem um envelope e coloquem dentro dele o nome “Caminho
Estreito”.
Na
outra cadeira, fixem um envelope e coloquem dentro dele o nome “Caminho Largo”.
Durante
a aula:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
-
Peçam para um grupo andar por um caminho e pegar o envelope. O outro grupo
também deve realizar a mesma coisa.
-
Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo para a turma.
-
Falem:
Muitas
pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que
enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus
como centro de suas vidas.
Mas,
há um outro grupo de pessoas que mesmo “conhecendo” Deus decidiram seguir outro
caminho, rejeitando Deus.
-
Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher? Por quê?
Aguardem
as respostas.
- O
que a Bíblia nos alerta sobre isto?
“Entrai
pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à
perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e
apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mateus 7:13,14).
“Disse-lhes
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por
mim”(Jo 14.06).
-
Para entrar no caminho estreito, há necessidade de entrar pela porta estreita
que é Jesus.
-
Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e
abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo”(Ap 3.20).
Para
concluir falem: Deus, segundo sua presciência, elegeu e predestinou, antes da
fundação do mundo, para salvação os que creriam e permaneceriam firmes em Cristo.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Muito bom,pretendo explorar esse método.
Muito obrigada por sua visita ao blog.
Faça bom proveito e volte sempre.
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