Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 01: A Igreja e a época do Apóstolo PauloProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Igreja e a época do
Apóstolo Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para concluir, utilizem a dinâmica “No Poder do Espírito
Santo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
No Poder do Espírito Santo
Objetivo:
Enfatizar que o
revestimento do Espírito Santo confere poder para testemunhar o evangelho, promovendo
o crescimento da Igreja.
Material:
Os numerais 120 e 3000
digitados em tamanho grande
Quadro branco ou
cartolina
01 figura do globo terrestre
Procedimento:
– Organizem os alunos em
círculo.
– Fazendo uma pequena
retrospectiva sobre a descida do Espírito Santo, perguntem: Quantas pessoas
estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos
falem que eram quase 120 pessoas(Atos 1.15).
– Falem:
Estas quase 120 pessoas
formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
Neste mesmo dia, da
descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes
120(coloquem no quadro o numeral 3000), após o discurso de Pedro. E assim a
Igreja foi aumentando.
Leiam, Atos 2. 37 a 41.
– Falem: No início da
igreja eram quase 120, depois mais 3000 e eu(dizer seu nome) também faço parte
dela, e … (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
– Agora, peçam para que
os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
No início da igreja eram
120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e…(falar os nomes dos
colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos
forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.
– Apresentem um globo
terrestre ou uma figura dele, colocando no quadro.
– Falem, apontado para o
globo: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas
hoje além de vocês, a igreja tem milhares fiéis em todo o mundo, devido a
expansão do evangelho através do apóstolo Paulo para o mundo gentio.
– Para finalizar, peçam
para que os alunos falem: Eu devo cumprir o Ide de Jesus e falar da salvação,
movido pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário