Juvenis Currículo 2022: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 13: O livro da minha vidaProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O livro da minha vida. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Agora trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar que a Bíblia é importante para a vida do cristão, utilizem
a dinâmica “O Manual da minha vida”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Manual da minha vida
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que o crente deve ter com
sua formação cristã, através da Bíblia Sagrada.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para
pendurar um cordão
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha fechada.
- Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é
utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa fique protegida a
sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha
aberta para proteção com relação a vida cristã.
- Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os
alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques ao
cristão sofre quanto sua vida cristã.
- Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na
parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques
apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam
um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes ataques podem causar a
formação espiritual e moral do cristão?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem:
Estes ataques podem destruir o a vida cristã, ficando sem a proteção, perdendo
os valores cristãos e à mercê da atuação do inimigo.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a
força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa
qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que
cultivamos, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na
Palavra de Deus.
- Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um
furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel,
palavras que se refiram as ações que o crente deve fazer para permanecer firme
diante dos ataques contra o cristão.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas
aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas
atitudes do cristão..
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve
comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta,
pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é
o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que o
cristão está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
- Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma
sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum
perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que do cristão não
pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas,
através da observância da palavra de Deus.
Isto acontece por meio da Educação Cristã, que
pode acontecer de forma individual, na família e na igreja, principalmente na
Escola Dominical com estudos de forma sistematizada.
- Para finalizar, leiam:
“Esta palavra é fiel e digna de toda a
aceitação”(1 Timóteo 4:9).
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o
teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da
doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a
ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e
proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em
justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para
toda a boa obra”(2 Timóteo 3:14-17).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário