Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 11: Sendo Cautelosos nas OpiniõesProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Sendo Cautelosos nas Opiniões, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Não
julgueis”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não julgueis
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o versículo “Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt
7.01).
Material:
Óculos de proteção
Máscara facial protetora
Protetor de ouvido
Procedimento:
- Falem:
Hoje, vamos continuar estudando sobre outros princípios do reino de Deus,
contidos no Sermão do Monte. O tema está embasado no versículo 01 do capítulo
07 de Mateus: “Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).
- Organizem os alunos
em círculo ao redor de uma mesa e sobre ela devem estar óculos de proteção, máscara facial protetora e protetor de ouvido.
-
Perguntem: O que estes elementos podem representar para que não tenhamos
atitudes de julgamento precipitados com relação ao outro?
Aguardem
as respostas.
Vejam
estas indicações abaixo como exemplo:
Óculos
de proteção: Não julgar pelo que está vendo
Máscara facial protetora: Não falar julgando e espalhando esse julgamento
Protetor de ouvido: Não escutar outros julgamentos
- Em
seguida, peçam para que os alunos apresentem 03 exemplos de julgamento
precipitado relacionado aos 03 objetos que estão sobre a mesa.
Seria interessante
que os exemplos fossem da vivência dos alunos.
- Após
os 03 relatos, analisem de forma objetiva a consequência destes julgamentos
para quem foi julgado e para quem julgou.
- Para
finalizar, falem que é muito precipitado julgar os outros pela aparência, pelas
atitudes. A Bíblia condena esta prática.
Então,
leiam conjuntamente o versículo abaixo:
“Não
julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário