Lição 12: Quando
Satanás enche o coração do homem
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro:
Quando Satanás enche o coração do homem. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
- Em seguida, peçam para que os alunos relatem e analisem a situação do
casal Ananias e Safira.
Aqui estão sendo utilizados o conhecimento prévio, a
capacidade de análise e a participação dos alunos.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo: Enfatizar que sejamos
praticantes da honestidade nas palavras e atos.
Material:
01 cópia do texto “Mentira tem perna curta” para cada aluno
01 caixa de presente
01 cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8 digitado
01 bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:
Dias antes da aula:
Fixar o versículo em cada bala. Colocá-los dentro da caixa de presente e fechar.
No dia da aula:
- Escrevam no quadro a frase “Mentira tem perna curta” e perguntem o que
significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que conhecem que pode
ilustrar esta frase.
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com um casal de
namorados. Leiam o texto abaixo.
Mentira tem perna curta
Um casal de namorados estava passeando numa rua
comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou
encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto.
Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou
até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia
embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu
que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara
enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto desconhecida.
– Depois, façam a encenação deste texto. Escolham 03 pessoas para
representar o rapaz, a moça e o dono da loja.
– Em seguida, falem: Acabamos de ler uma história de um rapaz que desejou
agradar, impressionar sua namorada, com um presente, tentando enganá-la, mas
sua desonestidade foi descoberta, pois mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular esta história?
Então, reescrevam a história, observando o princípio da honestidade e
façam novamente a encenação. Vocês podem colocar nomes nos personagens.
- Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e mostrem o
presente.
Distribuam para cada aluno o cartão com o versículo abaixo e uma bala
fixada nele.
Depois, peçam para que todos os alunos leiam o versículo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,
tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa
fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses
4:8).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário