Juvenis Currículo 2022: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 11: Epístolas às igrejasProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição:
Epístolas às igrejas. Vocês podem escrevê-lo
no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, para
introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo as cartas
Objetivo: Iniciar o estudo sobre as cartas do Novo Testamento.
Material:
21 envelopes
01 mapa que mostre os nomes das cidades a que se
referem as cartas
Dias antes da aula:
- Escrever no envelope, no lugar do destinatário,
o nome de cada epístola a quem foi dirigida cada carta.
Nas demais, escrever no lugar do remetente o nome
de quem escreveu a carta.
- Dentro do envelope não colocar nada.
No momento da aula:
- Colocar num quadro os 21 envelopes agrupados em Epístolas
Paulinas e Gerais.
- Falem: Estudaremos nesta aula sobre as cartas do
Novo Testamento, que são em número de 21(falem apontando para os envelopes).
- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no
índice do Novo Testamento e procurem o livro de Romanos e de Judas.
- Falem: As 21 cartas compreendem este intervalo
entre Romanos até Judas.
- Então, comecem a ler o nome das 13 cartas
escritas pelo Apóstolo Paulo(de Romanos a Filemom), que são chamadas de Epístolas
Paulinas.
- Em seguida, apresentem um mapa das Viagens de
Paulo e falem que:
09 destas cartas referem-se a cidades pelas quais
passou Paulo, evangelizando: Roma(Romanos), Corinto( I e II Coríntios),
Galácia(Galátas), Éfeso(Efésios), Filipos(Filipenses), Colossos(Colossenses)
Tessalônica(I e II Tessalonicenses).
- Peçam para que os alunos apontem no mapa cada
cidade citada acima.
- Falem: As outras 04 são dirigidas aos
cooperadores de Paulo, Timóteo(I e II Timóteo), Tito e por fim a última ao dono
de escravo Filemom.
- Agora o outro grupo de cartas são designadas por
Epístolas Gerais, em número de 08(Hebreus a Judas).
- Falem: Agora, vamos estudar mais um pouco sobre
as epístolas?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário