Jovens: O Perigo das Tentações: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa
Lição 13: Deus provê o escapeProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Deus provê o escape. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Em seguida, peçam para que os alunos relatem e analisem a situação do
casal Ananias e Safira.
Aqui estão sendo utilizados o conhecimento prévio, a
capacidade de análise e a participação dos alunos.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o item 1 da lição, utilizem a dinâmica “Cuidado!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cuidado!
Objetivos:
Promover reflexão do que seja idolatria na vida do cristão.
Enfatizar que a idolatria ocupa o lugar de Deus no nosso coração.
Material:
01 coração grande feito de cartolina vermelha
01 pincel atômico.
01 rolo de fita adesiva.
Procedimento:
- Falem sobre vários personagens, considerados ídolos, que estão em
evidência na mídia de um modo geral.
- Depois afirmem: Muitas pessoas
possuem admiração muito intensa a um ou mais destes personagens, chegando a
dizer que eles são seus ídolos e até agem de forma fanática e extravagante.
Deixem os alunos falarem sobre isto.
- Então, perguntem: Como podemos conceituar a palavra “ídolo” e
“idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras
informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de
Deus.
- Acabamos de estudar que o povo de Israel apresentou comportamento inadequado,
distanciando-os de Deus, como: idolatria, prostituição, murmuração, pecando
contra o Senhor.
- Depois, apresentem o coração, representando nosso intelecto, nossas
emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o centro de nossas
ações e pensamentos.
- Reflitam com os alunos sobre coisas que podem ocupar o lugar de Deus
nas nossas vidas.
- Para concluir, leiam:
Jo 15.1 a 6 e depois falem que a Palavra de Deus nos limpa.
I Pe 1.15 e enfatizem que precisamos ser santos em toda a nossa maneira
de viver.
Por Sulamita Macedo.
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