Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 11: Você está firme?Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Você está firme?, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Rocha x Areia”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rocha x Areia
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a parábola do Homem Prudente e do Insensato.
Material:
01 tijolo
½ kg de areia
Lápis colorido para 02 grupos
02 tesouras
02 colas
Procedimento:
- Dividam a turma em 02
grupos.
- Para o grupo 01, falem que
os alunos deverão montar uma casa utilizando os seguintes materiais:
01 tijolo(será o alicerce)
01 cartolina
Lápis colorido
Tesoura
Cola
- Para o grupo 02, falem que
os alunos deverão montar uma casa utilizando os seguintes materiais:
Areia(será o alicerce)
01 cartolina
Lápis colorido
Tesoura
Cola
- Estipulem um tempo de no
máximo 15 minutos para esta atividade. Durante este tempo, passem em cada grupo
para observar o andamento da tarefa e dar alguma orientação se necessário.
- Depois, os alunos deverão
apresentar para a turma o resultado.
- Depois, perguntem: Estas
duas situações fazem vocês se lembrarem de uma história contada por Jesus?
Aguardem as respostas.
Espera-se que eles se lembrem da parábola do Homem Prudente e do Insensato.
- Em seguida, leiam a parábola
e reflitam sobre o significado:
“Todo aquele, pois, que escuta
estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que
edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram
rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava
edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas
palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua
casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram
rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua
queda”(Mateus 7:24-27).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário