Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 11: Crendo nas Ordenanças de Cristo à IgrejaProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Crendo nas Ordenanças de Cristo à Igreja, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Falem: O Batismo nas águas e a Santa Ceia são ordenanças da Igreja.
-
Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles já presenciaram ou
vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem
seus comentários, suas opiniões e informem que estes eventos são ordenanças
dadas por Cristo e falem do significado de cada um.
Aqui está
sendo utilizado o Conhecimento Prévio, isto é, aquilo que os
alunos já conhecem sobre o assunto.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para exemplificar os tipos de batismo, utilizem a dinâmica “O Batismo”.
-
Apresentem outros pontos levantados na lição.
- Para
concluir, apliquem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Batismo
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
01
bacia pequena
01
boneco pequeno de plástico
Procedimento:
-
Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem
as respostas.
-
Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os
tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados.
Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação:
Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o
batismo por imersão.
-
Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o
batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
-
Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da
água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
- Para
finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Comunhão
Objetivo:
Promover
momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das
finalidades da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
01
Mesa
01
toalha para a mesa
Ramos
de trigo
Pães
de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante
ou suco de uva
Guardanapos
Copos
descartáveis
Procedimento:
- Após
o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor
de uma mesa, arrumada com pães e suco ou refrigerante de uva.
-
Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
-
Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão
entre todos os alunos da classe.
-
Distribuam para cada aluno um pão e um copo de suco ou refrigerante de uva.
Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se
de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
-
Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo
de suco ou refrigerante, falando uma mensagem.
- Esta
atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em
seguida, eles podem se alimentar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário