Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 01: De escravo a povo livreProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: De escravo a povo livre, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar apliquem a dinâmica
“Agora, livres!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Agora, livres!
Objetivo:
Fazer um breve resumodas partes principais da história do Êxodo e do
povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.
02 correntes feitas com papel
Figuras: 01 cordeiro, Tabernáculo, Sacerdote, Travessia do Mar Vermelho,
Tábuas da Lei
01 pão de mel para cada aluno, que vocês encontram nas lojas de baganas,
pacotes com 10 ou se preferir, um bolo de mel. Sivam em saquinhos ou envolvidos
em guardanapos.
Procedimento:
- Falem: Vamos fazer um breve resumo das partes principais da história
do Êxodo e do povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.
- Coloquem todas as figuras num quadro e à medida que vocês forem falando
as orientações a seguir, apontem para estas figuras.
- Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel
escravo de Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel
nos braços e pernas para simbolizar a escravidão.
Neste momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando
escravo.
- Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar
o povo do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não
libertar o povo.
- Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina,
depois das 10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as
correntes e demonstrar alegria.
- Falem: No Egito, a atitude de Faraó em não deixar o povo partir e
adorar ao Senhor, também nos remete as dificuldades e empecilhos que
encontramos na vida cristã.
- Falem: O povo de Israel entre a 9ª e a 10ª praga, celebraram a páscoa,
com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas.
O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado
por nós. “Porque Cristo, nossa páscoa,
já foi sacrificado” 1 Coríntios 5:7.
- Falem:
A travessia do Mar Vermelho e as dificuldades que tiveram na
peregrinação no deserto, nos remete as dificuldades do caminhar cristão, mas na
certeza da providência divina relatada
na história do povo hebreu.
Uma das dificuldades enfrentadas foi a falta de água(neste momento,
distribuam os copos descartáveis sem água e continuem falando sobre a murmuração.
Falem também sobre a comida diária: pão, carne.
Depois, enfatizem que Deus não desprezou o povo no deserto, mas
providenciou comida, água boa para beber e um oásis no deserto. Assim também
nós devemos confiar em Deus, que conhece nossa necessidade.
- Perguntem: E a água, vocês desejam? Sirvam água para os alunos.
- Falem: Eles receberam os Dez Mandamentos e as Leis Civis para ter uma
forma legítima de como agir diante de Deus e do próximo. Nós também temos a
palavra de Deus como luz para o caminho e valores do Reino.
- Ao finalizar, sirvam para os
alunos 01 pão de mel.
Mas, por que pão de mel? Para nos
lembrar do maná que tinha sabor de bolo de mel(Ex. 16. 31).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário